Equipe

Direção geral – Lígia Cortez

Atriz, diretora teatral, arte-educadora e pesquisadora

É doutora no Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) com a pesquisa “De Asja Lascis à Casa do Teatro: teoria e práticas do teatro com e para crianças”.

Iniciou suas atividades artísticas aos 16 anos no curso de orientação teatral do Teatro-escola Célia Helena, na época dirigido pela atriz Célia Helena. Participou nos anos de 1980 do espetáculo Macunaíma, dirigido por Antunes Filho, representando o Brasil em festivais internacionais.  Em suas viagens, uniu ao exercício profissional como atriz, visitas a instituições e escolas com cursos de teatro para a infância e juventude. Em 1983, funda a Casa do Teatro, com um curso de teatro e artes para crianças e jovens na cidade de São Paulo.

É diretora geral do Célia Helena Centro de Artes e Educação, que reúne a Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), com cursos de graduação e pós-graduação e o Teatro-escola Célia Helena (TECH), com curso profissionalizante de teatro para jovens a partir dos 14 anos de idade,

É editora dos livros Conexões: Nova Dramaturgia para Jovens, publicação anual bilíngue do Projeto Conexões, que une jovens brasileiros e ingleses na representação de peças escritas especialmente para eles e, desde 2007, da revista acadêmica Olhares.

Como atriz, acumula vasta experiência em cinema, televisão e teatro, tendo trabalhado com grandes diretores como Antunes Filho, José Celso Martinez Corrêa, Ron Daniels, Fauzi Arap, Flávio Rangel, Flávio de Souza, Roberto Lage, Hamilton Vaz Pereira, Sérgio Bianchi.

 

Orientadora psicanalista – Odete Coster

Formada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), iniciou o trabalho como psicoterapeuta em 1985. Estudou sob a coordenação de Felicia Knobloch, Gilda Castanho Montoro (CEAF), Maria Cecília de Faria, Dr. Pérsio Osório Nogueira, Carmen Mion e Gilberto Safra, Professor Titular de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Desde 1990, atua em diversas áreas da Casa do Teatro:  na seleção, treinamento e capacitação dos profissionais; na observação, acompanhamento e avaliação do desenvolvimento dos alunos; no atendimento e orientação aos pais. Mantém um diálogo sistemático com a equipe para encaminhamento de ações propositivas.  Especialista em psicologia e arte-educação, na Casa do Teatro desenvolve um trabalho de orientação e acompanhamento das atividades, para que crianças e jovens criem, atuem, elaborem questões pessoais por meio de histórias e situações análogas ao cotidiano, de acordo com suas faixas etárias.

 

Assistente de direção – Pauline Hartmann

Mestre em Ciência Política pelo Institut des Hautes Études de l´Amérique Latine na Sorbonne em Paris, França (2005). Obteve o Master de Literatura, Língua e Civilização Portuguesa, na Universidade de Lyon, França (2002).

Trabalhou como administradora da companhia de teatro “Les Rémouleurs” e da companhia de dança “Toujours après minuit”, em Paris, elaborando os projetos junto aos artistas, desenvolvendo o relacionamento com as instituições culturais e o governo e organizando as turnês nacionais e internacionais (2005-2012).

No Brasil, a partir de 2012, foi assistente executiva do presidente da associação Casa Azul para o projeto Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e para diversos outros projetos (Museu do Território de Paraty, Tenda Cultural Ortega y Gasset, na Universidade de São Paulo (USP), consultorias para municipalidades, publicações, produção multimídia, exposições). Realizou pesquisas iconográficas e traduções para o Instituto Moreira Salles (2012-2013).

Desde 2017, é assistente de direção da Casa do Teatro e do Célia Helena Centro de Artes e Educação.

 

Gerente de Informação e Conhecimento – Eleonor Pelliciari

Com formação pela Faculdade de Filosofia de Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), desde 1990 integra a equipe de coordenação da Casa do Teatro e é diretora de produção teatral das encenações produzidas pelos diversos grupos de alunos ao final do ano.

Sua trajetória tem como história o envolvimento e participação em ações para reconhecimento do teatro para crianças e jovens. De 1976 a 1981, participou como atriz e produtora dos principais grupos de teatro para infância e juventude em espetáculos que impactaram mudanças artísticas para os jovens: Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare, direção de Roberto Lage; A praça de retalhos e Aladim, e a lâmpada maravilhosa? textos e direção de Carlos Meceni; Amores de Lorca, direção de Augusto Francisco; Crocodilo do Nilo, de Claudia Dalla Verde, Zeca Cappeline e Lica Neaime, com direção de Paulinho Yutaka.

Participou das ações de valorização e reconhecimento da profissão de artista, atuou no Sindicato dos Artistas e Técnicos do Estado de São Paulo (SATED-SP) e da fundação e do corpo diretivo das seguintes entidades: Associação Paulista de Teatro para Infância e Juventude (APTIJ) e Cooperativa Paulista de Teatro (CPT).

É coordenadora do Projeto Conexões, desenvolvido pela Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) em parceria com o British Council, Colégio São Luís, Cultura Inglesa e National Theatre de Londres. É diretora de produção da Casa do Teatro desde 1990.

 

Coordenador de curso – Fabio Caniatto

Bacharel em Artes Cênicas e Mestre em Artes pela UNICAMP. Foi Orientador de Artes Cênicas, Produtor e Coordenador do Teatro Popular do SESI Rio Claro-SP, formador de professores do CENPEC- SP, Orientador Artístico do Programa Teatro Vocacional (Secretaria Municipal Cultura – SP) e Ademar Guerra (Secretaria de Estado da Cultura – SP). Atuou como Diretor de Cena, Orientador Artístico/Técnico e Light Designer do Programa Fábricas de Cultura (Secretaria de Estado da Cultura – SP) e docente no Grupo Educacional HOTEC São Paulo. Como ator, participou da série infantil Que Monstro te Mordeu (TV Cultura/Primo Filmes) e, por onze anos, participou do Grupo Pia Fraus de Teatro. Com o espetáculo 100 Shakespeare, participou do festival nacional Bonecos Canela e internacionais: Festival de Almagro – La Mancha – Espanha, Festival de Teatro de Bonecos “Espetáculo Interesse” em Ostrava – República Tcheca e Mostra Internacional das Aulas de Teatro Universitário – Espanha. Atuou como Diretor Assistente de Chico Pelúcio na adaptação da ópera Pagliacci, montagem da Cia La Mínima e texto de Luís Alberto de Abreu. Especialista na linguagem da máscara, desenvolve pesquisa que busca a potencialização do trabalho de interpretação do ator utilizando a máscara como instrumento pedagógico. Atualmente é professor de Interpretação Dramática e Poéticas da Atuação no Célia Helena Centro de Artes e Educação.

 

Coordenadora de Unidades – Luciana Barboza

Coordenadora artístico-pedagógica da Casa do Teatro. Atriz formada pelo Teatro-escola Célia Helena (1991), graduada em Rádio e TV pela FAAP (1995) e em Educação Artística pelo Centro Universitário Claretiano (2012). Especialista em Arte e Educação pela Escola Superior de Artes Célia Helena (2014).

Contadora de história, preparadora de elenco. Ministrou aulas de Interpretação no curso livre Vivenciando o Teatro da Escola Superior de Artes Célia Helena para adultos, módulos básico e avançado, entre os anos de 1994 e 1998. Deu aulas de Interpretação Dramática para alunos do curso profissionalizante do Teatro-escola Célia Helena (1993 a 1998).   Atua como artista orientadora da Casa do Teatro, entre outras instituições de ensino, desde 1991. Participou como diretora-colaboradora do Projeto Conexões, da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), de 2010 a 2016.