Férias 2019 na Casa do Teatro

Um mergulho no universo do cinema!

Entre os dias 14 e 31 de janeiro de 2019, das 14 às 18h, crianças e jovens poderão participar de uma série de atividades ligadas à sétima arte e estão programadas para serem experienciadas de forma continuada ou não.

As atividades foram elaboradas especialmente para as diversas faixas etárias: de 4 a 20 anos. A cada oficina, todos participam de práticas em que o cinema em seus diversos suportes (cenografia, figurinos, roteiro, iluminação, fotografia, dublagem, sonorização) une-se ao teatro. Haverá registro das cenas criadas e as oficinas terão uma continuidade. Ao final, o material produzido e editado terá uma sessão especial.

Crianças de 4 a 6 anos experimentarão de forma lúdica e divertida conceitos de captação e edição de imagens, cinema mudo, e outros elementos do cinema, em atividades que integram cinema, teatro, artes plásticas, circo e música.

Viagem ao mundo do cinema mudo (4 a 6 anos)

Itaim – 14 de janeiro

Pacaembu – 15 de janeiro

Uma oficina que, a partir do cinema mudo, ganha corpo, movimento e olhar para as aventuras de Chaplin, cheias de acontecimentos surpreendentes

Construindo a própria câmera  (4 a 6 anos)

Itaim – 16 de janeiro

Pacaembu – 17 de janeiro

Um personagem de desenho animado caiu da tela. Para ajudá-lo a voltar para a história, as crianças construirão sua própria câmera para entrar em um mundo onde só é possível ver através da lente de uma câmera. 

Como contar uma história no cinema (4 a 6 anos)

Itaim – 21 de janeiro

Pacaembu – 22 de janeiro

Como as imagens contam uma história? O que são fotogramas? Como são filmadas as cenas? São em sequência? E se um personagem perder a memória, o que fazer? 

Universo dos desenhos animados (4 a 6 anos)

Itaim – 23 de janeiro

Pacaembu – 24 de janeiro

De repente, deu pane na energia elétrica. O filme parou e os personagens estão paralisados! Para recuperar a vida dos bonecos, entra em ação o teatro de sombras e as crianças descobrem os muitos efeitos que podem ser alcançados através da movimentação tanto dos bonecos quanto da fonte de luz.

O mistério da cena muda (4 a 6 anos)

Itaim – 28 de janeiro

Pacaembu – 29 de janeiro

Tudo corria normalmente no cinema. De repente, o personagem Cinema Mudo resolve sumir com todo o som. Para encontrar, salvar e devolver às telas o som, será necessário achar as pistas espalhadas pelo espaço cenográfico. 

Estreia hoje no cinema (4 a 6 anos)

Itaim – 30 de janeiro

Pacaembu – 31 de janeiro

No dia da inauguração de um cinema, o dono, o Sr. Lumière, percebe que perdeu todos os filmes. O que fazer? Hoje é dia de gravar um filme e inaugurar a sala.

Crianças de 7 a 12 anos farão um mergulho no universo do cinema de suspense e terror em atividades que mesclam caracterização cênica com figurinos e maquiagem de terror, teatro, artes plásticas e música.

 O mistério no set de filmagem (7 a 12 anos)

Itaim – 14 de janeiro

Pacaembu – 15 de janeiro

 O que aconteceu de fato com o personagem protagonista da narrativa, a partir de cenas que não estão no filme. Para descobrir, será necessário investigar e desvendar o mistério.

 Vamos vestir o quê? (7 a 12 anos)

Itaim – 16 de janeiro

Pacaembu – 17 de janeiro

 O figurino compõe a cena e estabelece a relação entre o “criador” e a história contada. Representa a identidade de cada personagem escolhido. Panos, tesoura, linhas, adereços: tudo pronto para que cada um encontre a melhor caracterização do seu personagem.

Maquiagem cênica (7 a 12 anos)

Itaim – 21 de janeiro Pacaembu – 22 de janeiro

 Para ressaltar ou criar elementos que valorizem aspectos importantes para a compreensão de filmes, especialmente de suspense, a maquiagem revela cortes, machucados, envelhecimento, ou seja, atua na transformação estética dos atores.

 Dublagem e sonorização (7 a 12 anos)

Itaim – 23 de janeiro

Pacaembu – 24 de janeiro

 Tem narrativa, figurino, maquiagem cênica. O que falta para completar a filmagem? A dublagem, a sonorização, a trilha que dialoga e reforça a criação especialmente composta para contar a história criada.

 Um filme a partir de pontos de vista (7 a 12 anos)

Itaim – 28 de janeiro

Pacaembu – 29 de janeiro

 Criação de um filme de mistério a partir de um ponto de vista, o do documentarista. Nessa atividade, todos serão os documentaristas e o filme que provoca o olhar para um ponto de vista é o curta-metragem produzido pelos próprios alunos nas oficinas anteriores.

 Estreia hoje (7 a 12 anos)

Itaim – 30 de janeiro

Pacaembu – 31 de janeiro

 As férias foram intensas. Hoje, é dia de sessão especial para apresentar o filme criado por todos que participaram das férias na Casa do Teatro.

Os jovens a partir de 13 anos trabalharão releituras de filmes brasileiros e participarão de experiências que envolvem figurino, caracterização cênica, dublagem e sonorização, efeitos especiais, gravação e animação.

 Vestindo o personagem  (a partir de 13 anos)

 Itaim – 14 de janeiro

Pacaembu – 15 de janeiro

Filmes brasileiros contemporâneos indicam os caminhos para entender a importância dos figurinos. Nesta oficina, o estímulo é que cada participante possa criar os próprios figurinos e revelar sua história no filme a ser gravado.

 Direção de arte (a partir de 13 anos)

Itaim – 16 de janeiro

Pacaembu – 17 de janeiro

 Cada elemento que compõe uma cena de cinema é cuidadosamente pensado. O diretor de arte é o responsável por criar a ambientação em que os personagens existem. Os participantes serão os criadores e diretores de arte, responsáveis pela separação e organização dos materiais cênicos que materializam a cena criada.

 Dublagem e sonorização (a partir de 13 anos)

Itaim – 21 de janeiro

Pacaembu – 22 de janeiro

Os filmes criados nas duas oficinas anteriores precisam ganhar voz e trilha sonora. Hoje é dia de gravar o áudio das cenas criadas.

 Cinema de animação (a partir de 13 anos)

Itaim – 23 de janeiro

Pacaembu – 24 de janeiro

Dia de descobrir como são feitos os desenhos animados. É dia de usar a técnica do stop motion e pixilation, em que atores vivos são utilizados e captados quadro a quadro (como fotos), criando uma sequência de animação.

Meu olhar revelado pela câmera (a partir de 13 anos)

Itaim – 28 de janeiro

Pacaembu – 29 de janeiro

Criação de um filme clássico brasileiro contemporâneo a partir de um ponto de vista, o do documentarista. Um olhar especial e autônomo, que documenta aquilo que ocorreu, antes ou durante as filmagens, nas gravações realizadas desde o início das atividades das férias da Casa do Teatro.

Estreia hoje no cinema (a partir de 13 anos)

Itaim – 30 de janeiro

Pacaembu – 31 de janeiro

Durante as férias de janeiro na Casa do Teatro, cinema foi o mote para entender que as artes se inter-relacionam e dialogam. Para hoje, o grande desafio é elaborar o trailer do curta-metragem produzido e criado por todos que participaram das atividades das férias na Casa do Teatro.

 

Itaim
Av. São Gabriel, 440
(11)3884-8294

Pacaembu 
Rua Armando Penteado, 311
(11)3826-6624