Nosso trabalho

Para potencializar o trabalho artístico e pedagógico com crianças e adolescentes, nossa metodologia baseia-se na utilização de recursos expressivos, englobando, além do fazer teatral, conteúdos relacionados às artes plásticas, circo, música e dança. Com as mudanças sociais e culturais ao longo dos anos, novos contornos estéticos ganharam expressividade: teatro musicado, cinema, recursos digitais, web.

Independentemente da faixa etária, o trabalho artístico e pedagógico da Casa do Teatro valoriza o livre pensar, a expressão, o espírito crítico, a sociabilidade e a autonomia dos alunos.

Na Casa do Teatro, a experiência criativa é vivenciada por meio de improvisações, de jogos dramáticos, de construção de dramaturgia inspirada em textos clássicos, contemporâneos ou em criações coletivas, de fundamentos da interpretação.

Ao final de cada ano, os alunos participam da montagem de uma peça, fruto da integração entre o grupo e a equipe da Casa do Teatro e tem como dimensão estimular as crianças e os jovens a criarem a partir da própria experiência.

Ao longo de sua história, mais de mil peças já foram encenadas. Criações coletivas unem-se às adaptações e livres inspirações de autores clássicos, como Shakespeare, Molière, Brecht, Gógol, Tchékhov; poetas como Fernando Pessoa, Manoel de Barros; autores brasileiros, Maria Clara Machado, Jorge Amado, Guimarães Rosa, Eva Funari, Suassuna, Dias Gomes, Chico de Assis, Ruth Rocha, Tatiana Belinky.