>

Férias na Casa – Julho 2019

A Casa do Teatro realiza, no mês de julho, sua já tradicional programação de férias.

Crianças e jovens de 4 a 20 anos poderão participar de atividades integradas às artes cênicas e aproveitarem o período de férias de forma lúdica e criativa.

Entre os dias 1 e 12/07, as duas unidades da Casa do Teatro – Itaim e Pacaembu – terão uma programação de férias dividida por faixas etárias.

As atividades de 7 a 12 anos e para jovens maiores de 13 anos foram inspiradas na história do teatro. Para os adolescentes, a programação tem ênfase no teatro contemporâneo, integrando diversas linguagens artísticas.

Para os pequenos, as atividades foram inspiradas no trabalho da artista plástica dinamarquesa Anna Marie Holm, adaptadas para a metodologia da Casa do Teatro.





Qual o tamanho do mundo (4 a 6 anos)

Itaim – 01 de julho
Pacaembu – 02 de julho
As crianças usarão a imaginação para desvendar desafios que envolvem perspectiva, relações, histórias e sentidos, usando diferentes materiais, cores e tamanhos.

Para ver o invisível ou o melhor jeito de ver (4 a 6 anos)

Itaim – 03 de julho
Pacaembu – 04 de julho
Os participantes descobrirão diferentes modos de ver o mundo, com suas cores e texturas, por meio do teatro e das artes plásticas.

Monstrando criaturas (4 a 6 anos)

Itaim – 08 de julho
Pacaembu – 10 de julho
As crianças criarão um universo de fantasia com seres imaginários que precisam salvar o mundo, em uma divertida mistura de artes plásticas, música, expressão corporal e teatro.

Arqueólogos do tempo inventado (4 a 6 anos)

Itaim – 11 de julho
Pacaembu – 12 de julho
Uma tarde para exercitar a imaginação! As crianças explorarão texturas, desenhos e descobertas em uma oficina sensorial.

Quem roubou o raio de Zeus? (7 a 12 anos)

Itaim – 01 de julho
Pacaembu – 02 de julho
Os participantes deverão descobrir quem roubou o raio de Zeus em uma tarde inspirada no teatro grego. Uma divertida atividade baseada no jogo de detetive e no livro "Percy Jackson e o ladrão de raios", de Rick Riordan.

Companhia Mambembe de Teatro (7 a 12 anos)

Itaim – 03 de julho
Pacaembu – 04 de julho
Vamos criar uma companhia teatral, a Mambembe! Máscaras, músicas, improvisação, composição de personagens com características físicas e piadas em uma oficina inspirada na "Commedia Dell'Arte", gênero de teatro itinerante com seus personagens, Arlequim, Colombina, etc.

Casa, câmera e ação (7 a 12 anos)

Itaim – 08 de julho
Pacaembu – 10 de julho
Os participantes precisam criar novas novelas para uma emissora de TV que interrompeu sua programação porque não está tendo audiência. Inspirada no melodrama teatral e no cinema.

O Teatro contemporâneo (7 a 12 anos)

Itaim – 11 de julho
Pacaembu – 12 de julho
A partir do texto "A hora em que não sabíamos nada uns dos outros", de Peter Handke, os participantes criarão cenas a partir das diferentes linguagens propostas pelo teatro contemporâneo, em uma mistura de cinema, música e audiovisual.

Coro grego e novas tecnologias (a partir de 13 anos)

Itaim – 01 de julho
Pacaembu – 02 de julho
Os jovens vão se inspirar no coro grego para criar de um videoclipe, unindo diferentes linguagens como o teatro, a música e o cinema.

Shakespeare performativo (a partir de 13 anos)

Itaim – 03 de julho
Pacaembu – 04 de julho
Tendo como base obras de Shakespeare, os jovens trabalharão personagens elisabetanos, e sua relação com a atualidade, a partir de suas experiências pessoais.

Teatro do absurdo e intervenções urbanas (a partir de 13 anos)

Itaim – 08 de julho
Pacaembu – 10 de julho
Os jovens criarão cenas e intervenções nos espaços urbanos do entorno da escola, a partir do teatro do absurdo que propõe a construção de cenas completamente diferentes em suas formas e têm como ponto central o tratamento inusitado de aspectos inesperados da vida humana.

Pontos de vista (a partir de 13 anos)

Itaim – 11 de julho
Pacaembu – 12 de julho
Os jovens trabalharão, a partir de obras teatrais e notícias de jornal, diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto por meio de recursos audiovisuais e do teatro fórum, em que cada um é portador da voz, da cena e coloca em prática suas ideias.