Jovens

© Joao Caldas Fº

O curso de teatro para adolescentes explora o potencial criativo e expressivo e sua correlação direta com as demais linguagens artísticas: dança, circo, artes plásticas, música, teatro de formas animadas, cinema para expressão cênica. Trabalha-se com técnicas de interpretação, expressão corporal, vocal, referências da literatura dramática, poética, ficcional que dialogam de forma direta com a estética.
Os jovens experimentam uma arte feita em conjunto em que, como atores criadores, podem exercer os mais diversos papéis: dramaturgo, diretor, aderecista, cenógrafo, figurinista, coreógrafo, diretor de cinema, de audiovisual, sempre acompanhados por artistas orientadores experientes. Todos integrados por uma ideia comum: um encontro que abre espaço para o livre pensar, a expressão, o espírito crítico e a autonomia.

Com o objetivo de fortalecer o processo criativo, a expressão, a participação autônoma e a experimentação da linguagem dramática, trabalha-se com jogos dramáticos, criação de cenas, análise de textos.
A prática desenvolvida é baseada nos princípios e experiência do Célia Helena Centro de Artes e Educação que, há mais 40 anos, mantém o compromisso de manter espaço para que o jovem possa usufruir a arte compartilhada em coletivo.
Ao final de cada ano, as turmas de adolescentes realizam um processo de criação, com a montagem de uma peça fruto da integração entre o grupo de alunos e a equipe de artistas orientadores da Casa do Teatro. A apresentação é muito importante para que os jovens comuniquem ideias em forma poética.