Nosso Trabalho

A dinâmica das atividades da Casa do Teatro tem como base fundamental a prática da experimentação artística por meio de histórias, jogos, exercícios, criação de cenas, unindo grupos de crianças e jovens com características singulares e genuínas.

O curso das artes da cena da Casa do Teatro impulsiona o desenvolvimento da autopercepção e, principalmente, da expressão do sujeito no mundo, por meio de um constante processo relacional consigo, com o outro e com o meio ambiente. O processo criativo amplia o repertório imaginário, desenvolvendo a sensibilidade estética e relacional, além de potencializar a formação de indivíduos críticos, autônomos e inventivos.

No processo desenvolvido com crianças, a aula de teatro envolve ações artísticas que valorizam o jogo dramático, os desafios e a brincadeira por sua relação fundamental com o imaginário, abrindo possibilidades de novos modos para entender e elaborar as relações.

Com os jovens, as atividades verticalizam aprofundamentos estéticos e são exploradas para o desenvolvimento de ideias e sua expressão poética e cênica, de forma crítica e criativa. É o jovem falando com outros jovens, expondo ideias, questionando, encontrando um lugar de fala, sem receios de ser singular em meio às diferenças. A dinâmica das aulas aprofunda os estudos sobre o trabalho do ator e da atriz, em aulas compartilhadas com os jovens do curso técnico profissionalizante do Célia Helena.

Ao longo do ano, constrói-se um percurso artístico, um projeto único para cada idade e para cada turma. Um projeto inspirado em textos clássicos, contemporâneos, criações próprias.

As Atividades Artística na Casa do Teatro:

Experiências que exploram as abordagens criativas para construir conhecimentos e habilidades expressivas.

Teatro

Por meio do improviso, dos jogos, da recriação de histórias e da dramatização, crianças e jovens familiarizam-se com a linguagem do teatro e com os desafios da presença em cena. Aprendem a distinguir concepções de direção, cenário, figurino, trilha sonora cênica.

Ao buscar soluções criativas e imaginativas na construção de cenas, crianças e jovens afinam a percepção sobre si mesmos e sobre situações do cotidiano. A experiência amplia a capacidade do diálogo, da negociação, da tolerância, da convivência com a ambiguidade e da alteridade. Com os seus pares, estabelecem uma relação de trabalho integrada à sua imaginação criadora.

Dança e Teatro

Na Casa do Teatro, trabalhar o ritmo e a corporeidade integrados ao teatro é trabalhar a consciência do contato interno, da inteligência emocional, da visualidade de que o corpo, o movimento e o gesto são partes da fala, do personagem, da lógica das ações.

Música e Teatro

Crianças e jovens criam músicas com sons que emanam do corpo, de instrumentos inusitados, dos ruídos, do silêncio. Sons que afetam o cotidiano, o dia a dia. Trabalham o ritmo, a pulsação, a melodia e a criação de letras que contam uma história.

Apresentações

Como o teatro valoriza a formação e o desenvolvimento da criança e do jovem, os alunos, como “atores” que pensam, sentem e fazem, participam ao final de cada ano da montagem de uma peça, fruto da integração entre o grupo e a equipe da Casa do Teatro. Seu objetivo é estimular crianças e jovens a criarem a partir de sua própria experiência. A montagem, inspirada em textos clássicos, contemporâneos ou em criações coletivas, complementa o percurso artístico e é mais uma etapa do processo desenvolvido em que crianças e jovens podem comunicar ideias e atitudes de forma criativa.

Ao longo da história da Casa do Teatro, mais de mil peças já foram encenadas. Criações coletivas unem-se às adaptações e inspirações de autores clássicos e contemporâneos.

Estamos de portas abertas para recebê-los.
Marque sua vista pelo WhatsApp (11) 94195-6527

Quem Somos - Casa do Teatro

“Se o ambiente permitir, pode-se aprender qualquer coisa.”

(Viola Spolin)

Gostaria de saber mais sobre nossos horários e como funciona a Casa do Teatro? Fale com a gente!

Icone WhatsApp